quarta-feira, 14 de março de 2007

A difícil relação professor-aluno

Conflitos entre professores e alunos são capazes de gerar casos como o de um professor que, mesmo com a sua reconhecida competência, recebeu, devido a notas baixas aplicadas por ele a duas turmas, uma das piores notas na avaliação institucional. Casos como estes são bem comuns, segundo os pedagogos, e na maioria das vezes podem ser contornados com diálogo.
Os conflitos não são exclusividade de nenhum curso. Uma aluna do 5º período do curso de História, por exemplo, que preferiu não se identificar, afirma que “alguns professores pecam um pouco na metodologia, quando não tentam buscar o aluno. Até nos orientam a lermos mais livros, mas em sala de aula não agem como motivadores”.
Motivação
De acordo com a sub-coordenadora do curso de pedagogia, Rita Soares, o professor é antes de tudo um motivador, e quando não atua desta maneira dá margem para que os conflitos ocorram. “A orientação é sempre para agir como motivador, pois só assim acontece integração entre a professor e aluno”, orienta a coordenadora.

Hugo Soares

Nenhum comentário: