quarta-feira, 14 de março de 2007

Mudanças na Biblioteca

A Biblioteca Maria Tereza Venâncio, da Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC) passa por uma mudança de direção. A nova bibliotecária, Cristiane Barreto Mota, formada na Uni-Rio (Universidade do Rio de Janeiro), elabora inovações no setor.
Ela afirma que a sua primeira alternativa foi uma espécie de “faxina”. Foram tirados livros velhos e também realizadas algumas doações de alguns exemplares de interesses para a comunidade.
Mota também registra a carência de espaço e de algumas obras, mas afirma que a biblioteca possui um volume de exemplares de acordo com as condições de estrutura. Outra dificuldade, segundo ela, é a carência de bibliotecários formados em Campos e região.

Flávia Carvalho




No começo do ano letivo de 2007, a biblioteca da Fafic passou por uma “faxina”. Os livros que estavam impossibilitados de ser usados foram reformados e alguns que não tinham função para a faculdade, como os de ensino médio, foram doados para outras instituições. A nova bibliotecária, Cristina Barreto, foi incumbida de fazer a mudança. Ela é formada pela Uni-Rio e exerce a função há dez anos.
“Pegamos os livros que estavam sendo comidos por traças, gastos pelo tempo e colocamos para ser utilizados novamente. Alguns mandamos reformar e foram entregues para doação”, explica.
Agora, a próxima “faxina” será feita na Hemeroteca da faculdade, que também passa por problemas como o da biblioteca.
“Vamos também fazer a mesma coisa na Hemeroteca, mas deve demorar um pouco, pois precisamos acabar com que começamos primeiro. Esperamos também por novos livros para que possam ser atendidas algumas reivindicações dos alunos”, disse Cristina.
Ela falou também da carência de bibliotecários que há na região. “Há muita oferta de emprego nessa área, só que na região não há curso de biblioteconomia o que é uma pena, seria ótimo se tivesse, pois área de trabalho aqui é boa”, avalia.

Luamar Vieira

Nenhum comentário: