O curso de Comunicação Social da Fafic recebe todos os anos alunos recheados de sonhos profissionais e na bagagem trazem muitas dúvidas e medos. Os primeiros períodos do ciclo básico servem de campo para descoberta acerca de que caminho seguir ao se deparar com o “trevo” do quinto período. Publicidade, Relações Públicas ou Jornalismo? A pergunta que ecoa na mente dos estudantes de comunicação é comumente externada de forma bem extremista e o jornalismo assume para muitos o papel de lobo-mau.
Os que assumem posição em direção à Publicidade e Relações Públicas se mostram avessos ao jornalismo. A estudante do 5º período de Relações Públicas, Ana Carolina Lopes, é taxativa: “Ui! Tenho antipatia; muita leitura, teoria; não escrevo bem e acho muito chato”. A “chatice” é fundamento também de Ludmila Azevedo, 5º período de Publicidade, que diz odiar rotina e trabalho sob pressão.
A assombração que recai sobre jornalismo advém, ainda, do medo do mercado de trabalho. O aluno do 1º período Jerônimo Machado relata temer o desemprego, e embora se identifique com a atividade jornalística pensa em Relações Públicas como área que oferece um leque maior de opções.
Ler, escrever; estar 24 horas por dia ligado em tudo que acontece, rotina e produção na pressão. Ingredientes que atraem aqueles que optam pela carreira jornalística, parecem ser os bichos de sete cabeças que aterrorizam os alunos de comunicação que têm medo de jornalismo.
Débora Rangel
quarta-feira, 14 de março de 2007
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